sábado, 19 de fevereiro de 2011


SPED - INTRODUÇÃO

A forma veloz com que o Governo se empenha em aumentar a arrecadação de impostos fez com que atribuímos sua imagem ao Leão, que quando faminto busca sua preza com eficiência e sem misericórdia. Porém agora ele não está sozinho.

Ele recebeu a companhia do ainda mais faminto T-Rex, um supercomputador montado nos Estados Unidos, que leva o nome do devastador Tiranossauro Rex. Esse supercomputador da Secretaria da Receita Federal é muito mais voraz que o leão.

Além do T-Rex o Leão também irá contar com a companhia da rápida “Harpia”, que nada mais é do que um software desenvolvido por engenheiros do ITA e da Unicamp e batizado com o nome da ave de rapina mais poderosa do país isso garantirá a velocidade e eficácia na busca por sonegadores.

Na verdade o que queremos dizer é que esse equipamento é capaz de cruzar informações, com rapidez e precisão, de um número de contribuintes equivalente ao do Brasil, dos EUA e da Alemanha juntos.

SPED - DEFINIÇÃO

O SPED é um novo conceito para a relação entre o contribuinte e o Fisco, com a simplificação das obrigações acessórias e um controle muito mais efetivo sobre a arrecadação tributária por parte de União, Estados e municípios.
Construído a várias mãos, entre elas a Receita Federal do Brasil, Secretarias Fazendárias Estaduais, Representantes do Setor Privado e por uma série de entidades, o sistema tem cumprido, na prática, todas as expectativas geradas em torno de sua implantação.



Nenhum comentário: