terça-feira, 30 de agosto de 2011

IMPACTO DA INFORMÁTICA NA CONTABILIDADE

Diante da unificação das normas contábeis e da informatização dos órgãos públicos muito se tem discutido dos impactos da informática na contabilidade. Entre os impactos podemos citar:

- Investimentos do contador em Infra - Estrutura

            - Equipamentos;

            - Rede de Dados;

            - Treinamentos;

            - Segurança da Informação.

- Mudanças de Processos

            - Cadastros de Produtos;

            - Cadastros de Clientes;

            - cadastros de Fornecedores.

- Investimentos em Sistemas

            - Software de gestão empresarial

            - Software de Auditoria Eletrônica

Poderia citar outros impactos, mas acredito que estes são os principais.

Para garantir o comprimento das obrigações assessórias legais exigidas pelo governo no âmbito municipal, estadual e federal, precisamos além de ferramentas, consultoria eficaz e é claro, de estarmos em dias com as obrigações acessórias dos contribuintes.

Cada vez mais as empresas precisam informar dados para os órgãos reguladores, e para ela precisa se atentar aos impactos que isso trará para sua vida, e é papel do contador orientar, acompanhar essas mudanças. O contador tem que entender que essa era digital que se inicia, o contribuinte é quem será o provedor dos dados e não o escritório contábil como estamos acostumados a ver.

O contador precisa obolir de seu cotidiano a expressão “Se eu não fizer meu cliente saí do escritório”, que saia pelo bem da classe contábil. Precisamos de clientes que nos olhe como a extensão da sua empresa e não como empregados. Nós contadores somos parte do negocio chamado “Empresa” e não simplesmente subordinados.

Atualmente a grande maioria das empresas possui algum controle digital, o que precisamos fazer é auxiliá-los a encontrar ferramentas de gestão que permitam não só o controle financeiro, controle de produção e gestão, mas que cumpram com as exigências do fisco.

Sistemas de tecnologia da informação são essenciais para o bom funcionamento de pequenas e médias empresas, independente do ramo de atuação. Manter a eficiência e a eficácia dos processos, além da segurança dos dados, é uma tarefa difícil e que exige CONFIANÇA.

Como empresário, você não deve correr o risco de obter um rendimento abaixo do esperado em seu negócio devido à problemas em Tecnologia e Informática.

Nenhum comentário: